Aviso: Esse livro contém gatilhos: abuso, agressão sexual, tiroteio na escola, homofobia, racismo.

Jake Livingston vê gente morta. O tempo inteiro! E, agora, também é perseguido por uma delas. Mas, dessa vez, as coisas estão diferentes, e bem mais...estranhas. A perseguição está afetando tudo ao seu redor, e ele não sabe se conseguirá fazer parar, pois esse fantasma está convicto de seus desejos, e quer vingança.

Esse thriller paranormal é bem sombrio, desafiador e tem um ritmo acelerado. A essência dessa leitura (para mim) são os comentários sociais implacáveis e, também, a maneira como a história examina o sentimento de alguém que teve a identidade violentamente arrancada, figurativamente e literalmente falando. Não é fácil ver o personagem Jake sendo constantemente cercado por fantasmas e traumas. É horrível não se sentir seguro em nenhum dos mundos. Mas acredito que o autor quis nos mostrar o como comunidades negras e LGBTQIA+ não têm o luxo de se curar de traumas - pessoais e geracionais - por que, afinal, como você pode curar uma ferida que não fecha, né?


“Parece impossível transformar algo tão lindo em algo feio, mas não é. Tudo se torna horrível depois da morte.”

A ambientação da história é altamente eficaz, pois há uma sensação constante de perigo, tensão e escuridão. E experimentamos um lado grotesco e horrível da história, o que aumenta drasticamente a emoção dos personagens. Posso descrever essa narrativa como imersiva, pois os detalhes são bem descritivéis, o que faz o leitor se conectar com a mente do personagem e se colocar no lugar dele, o que torna tudo mais intenso e vivido.

"O céu tem estado tão sombrio, tão carregado de morte, como um cobertor frio, e tenho quase certeza de que estou lentamente me afundando em direção a ele.”


No geral, foi uma leitura boa. A história está analisando várias questões realmente importantes e usando convenções do gênero para um efeito evocativo e poderoso. Mas, eu ainda gostaria que houvesse mais profundidade dos personagens e que algumas questões não parecessem tanto uma reflexão tardia, quase como se tivesse sido deixada de lado no final corrido. Porém, com certeza, estarei de olho no que Ryan Douglass escreverá em seguida, pois me agradou muito a sua escrita única e todas as reflexões trazidas com ela.

Título: Jake Livingston vê gente morta (exemplar cedido pela editora)
Autor: Ryan Douglass
Editora: Galera Record
Páginas: 272
Ano: 2022
Compre: aqui

8 comentários:

  1. Eu ganhei um vale livro estes dias e pedi esse livro(só não chegou ainda) pela capa? Talvez rs pelo título? Talvez também .rs mas o enredo me agrada muito, até por trazer tantos temas importantes a serem debatidos!!!
    Não vejo a hora dele chegar e me jogar na leitura!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas de cara me lembrei do filme O sexto sentido e sua famosa chamada "Eu vejo gente morta". Dentro de todas as considerações o que também me chamou mais a atenção foram os temas abordados, os gatilhos. Os assuntos são importantes e acrescido do tema sobrenatural parece uma ótima receita para uma boa trama.

    ResponderExcluir
  3. Esse eu não leria porque não curto terror e livros que nos fazem sentir perseguidos, mas gostei de saber que a história vai além do terror fantasioso, abordando o terror verdadeiro que algumas pessoas vivem.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vi um video resenha sobre e de critica quase foi a mesma coisa que vc disse, faltar mais desenvolvimento dos personagens..enfim.
    A historia é interessante, e pela representatividade tb q traz acho que fica mais ainda interessante de se ler. Espero quando eu ler, curtir a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Amei a referência a Sexto Sentido kkk.
    A capa do livro, pra mim, ao mesmo tempo, assusta e faz jus ao conteúdo da história.
    E a história é feita pra incomodar mesmo, as temáticas, importantes, são abordadas pra gente ler e perceber como o outro sofre por ser quem é

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Embora o livro tenha temas importantes eu não senti vontade de ler.Alias uma pena o autor não ter aprofundadas temas importantes. Mas não curto livros que tenham esse lado sobrenatural.

    ResponderExcluir
  7. Giovanna!
    Goto muito de thrillers sobrenaturais e fiquei bem intrigada com esse... o que gostaria mesmo de saber é se, no final, fica descrito o que realmente acontece ao protagonista e qual o real sentido de todas as visões de fantasmas que ele tem...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Oi, Giovanna!
    Gosto de thriller, mas não curto livros sombrios, e confesso que tenho o hábito de evitar ler livros que abordam assuntos como o abuso e a agressão sexual... Por isso eu não leria Jake Livingston Vê Gente Morta.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.