Filhos de Sangue e Osso era uma fantasia muito esperada por mim. Afinal, quantas fantasias vocês já leram onde o protagonista é negro? Aqui, todos os personagens são, e isso é a representatividade no mais alto nível que eu, pessoa negra acostumada a não me ver em nenhum lugar, sempre sonhou. 

Nessa história vamos acompanhar a Zélie, que vive em Orïsha, um lugar onde a magia já existiu forte e poderosa e onde os Maji tinham uma ligação forte com os deuses e seu poder imenso. Um dia a magia desapareceu e o rei usou isso a seu favor, fazendo um massacre conhecido como Ofensiva, onde todos os maji foram mortos, incluindo a mãe da Zélie. Anos depois, quando todos acham que a magia jamais voltará e quando o rei trata os divinais que sobraram com desprezo e ódio, Zélie conhece Amari, e tem a oportunidade de trazer a magia de volta.

Essa é uma história sobre raízes e ancestralidade, que pode ser transportada para nossa realidade com facilidade. A magia presente nesse livro não é parecida com nenhuma outra que li. Isso porque aqui ela é tratada como algo sagrado e, para funcionar, precisa existir uma ligação real com o Deus que lhe concede isso. Não é apenas um poder que nasce com você, é um poder dado a você por um Deus, em resposta a fé e ao amor que você deposita nele. Temos muitas passagens de Zélie tentando se conectar com os deuses, mais especificamente com a Oya, a divindade para qual ela pertence. Achei isso maravilhoso e sensível, e que condiz com a mitologia Iorubá, base dessa história. 


A autora teve a ideia para esse livro quando veio a Salvador e viu os Orixas pintados nas ruas. O livro é baseado no candomblé e dá um show de aprendizado sobre religiões de matriz africana, tão demonizadas por aqui. O mundo é grandioso e cheio de detalhes, quando Zélie sai em busca da magia, vemos isso mais claramente. Antes de serem exterminados pelo rei, os Maji eram queridos e poderosos, eram um povo completo. Eles tinham língua própria, costumes, comidas, comemorações, tudo próximos aos deuses e como marca de um povo e seu poder, com inúmeras tradições. Tudo isso foi apagado com a Ofensiva. É impossível não fazer um paralelo com a escravidão, onde todo conhecimento, religião e costumes de um povo foi apagado. Trazer isso de volta é reconhecer sua ancestralidade e o papel que seus antepassados tiveram. Isso é o que os povos marginalizados e escravizados buscam hoje em dia, e o que a Zélie busca no livro também.

Sem magia, eles nunca nos tratarão com respeito. Precisam saber que podemos revidar. Se eles queimam nossa casa, queimaremos a deles também. 

Confesso que esse seria um livro que eu não daria cinco estrelas se fosse qualquer outro, porque por mais que o mundo seja incrível, os personagens me irritaram bastante. O príncipe principalmente. Eu entendo o motivo dele ser assim, afinal, o ódio e o preconceito são aprendidos em casa, mas ele é insuportável. Fraco, indeciso, egoísta e incrivelmente bobo. Foi um personagem que detestei desde o princípio. O romance jamais deveria ter existido. Os personagens masculinos são ruins, na verdade, todo o meu amor vai para as mulheres. Sem a famosa e irritante rivalidade feminina, temos uma amizade que de fato acontece, é real, bem feita. As meninas são corajosas, determinadas, importantes demais para a história. Isso eu amei. 


Mas mesmo tendo essas pequenas irritações, não é o suficiente para tirar estrelas da minha nota, porque essa história é tudo que sempre quis ler. Mexeu profundamente comigo, e me levou além, me deixando feliz e realizada. Eu espero que mais livros assim sejam publicados, porque escritos eles já são. Que mais pessoas negras tenham a oportunidade de contar suas histórias, e que a gente consiga se ver cada vez nessas histórias. Quem acha que representatividade não é algo tão necessário, é porque sempre se viu representado. Nós não queremos a superioridade, apenas a igualdade. Quando livros como esse existirem aos montes como existem com protagonistas brancos, aí sim nós estaremos realizados. E um adendo especial ao Petê e sua tradução, pois como tradutor negro e conhecedor da religião Iorubá, as escolhas de tradução foram exemplares. 

Espero que deem uma chance para Zélie e para uma cultura e religião diferentes. E vejam meu vídeo de cinco motivos, onde falei um pouquinho mais sobre alguns detalhes do livro.
 


Título: Filhos de Sangue e Osso
Série: O Legado de Orïsha #1
Autor: Tomi Adeyemi
Tradutor: Petê Rissati
Editora: Rocco
Páginas: 550
Ano: 2018
Compre: aqui

16 comentários:

  1. Nossa, eu não sei dizer quando foi que esse livro deu o que falar. Se minha pouca memória não estiver totalmente errada, ele não foi muito bem aceito na época e lendo sua resenha, talvez tenha sido essa irritação que os personagem trouxeram aos leitores rs
    Eu amo fantasia e até ando me aventurando mais no gênero!
    Por isso, claro que se tiver oportunidade, irei conferir sim, ainda mais que tem pedacinhos de nossa cultura!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Angela,

      Eu leio muita opnião positiva sobre esse livro! Personagens jovens geralmente irritam um pouco alguns leitores, mas é uma ótima fantasia, leia com certeza!
      Bjs

      Excluir
  2. Olá! Muito bacana saber que o livro foi inspirado aqui no Brasil, a história parece ser riquíssima, muito bom, também, que essa representatividade tenha acontecido, com certeza precisamos de mais publicações de livros como esse, outro ponto positivo é essa camaradagem entre as personagens femininas, que pelo visto, colaboraram bastante para que a história fosse ótima, por fim, fiquei curiosa para conhecer mais sobre a cultura Iorubá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Elizete,

      é muita rica! uma cultura que deveria ser mais explorada! e eu amo quando as personagens femininas são amigas. Vale a pena a leitura.
      bjs

      Excluir
  3. Apesar de fantasia não ser uma constante nas minhas metas de leitura, desde a primeira vez que vi Filhos de Sangue e Osso, me interessei muito.
    Muito importante a questão da representatividade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Chelle,

      sim, estamos cada vez mais atentos para isso, é preciso abrir espaço para todos!
      Bjs

      Excluir
  4. Je!
    Acho bem importante livros como esse por vários motivos: primeiro por mostrar uma mitologia que aqui no Brasil ainda não é tão respeitada por outras religiões como deveria, afinal, nosso país é laico. Depois pelos protagonistas serem negros, desmestificando toda cultura branca e preconceito que ainda existe. E por último por mostrar os sentimentos reais das pesonagens, achei sensacional.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rudy,

      Concordo com tudo! O país é laico mas pouquíssimas pessoas se lembram disso. amei tudo que esse livro representa, fiquei muito feliz com a leitura!

      bjs

      Excluir
  5. Que livro lindo, com a capa e os detalhes nas páginas. Por incrível que pareça, nunca tinha visto nenhum comentário sobre ele. Acho muito interessante (fora que é importantíssimo) quando livros abordam uma religião e cultura diferentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Amanda,

      Quem bom que a resenha t apresentou um livro totalmente novo!espero que tenha a oportunidade de ler, ele é importante mesmo!

      bjs

      Excluir
  6. não conhecia o livro e fiquei muito feliz ao ver que tem protagonistas negros
    ainda não entendo porque mesmo tendo tantas lutas pela igualdade ainda é tão dificil vermos negros na literatura ,mas não falo de livro que trata de rascismo e sim de livros de romances ,ficçao cientifica .romances de epoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Eliane!

      isso é uma ótima questão! Infelizmente ainda somos associados apenas ao assunto racismo, mas tem muita gente negra falando sobre todo tipo de coisa, e escrevendo livros incríveis como esse.
      bjs

      Excluir
  7. Nossa, seus motivos sobre as estrelas dadas ao livro são extremamente perfeitos! Foi assim comigo também em minha primeira experiência com um protagonista gay. Minha nota para o livro foi 4,5 e só diminui por conta da mesma reclamação que a sua: os personagens, principalmente o Inan. Entretanto, toda a construção de mundo, representatividade negra e referências à cultura iorubá foram excelentes. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie Ycaro,

      Sim o Inan, como explicar esse personagem? ele é insuportável, fraco e sem sentido. eu odiei ele real, hhahahaha. mas passei pano e dei 5 estrelas por tudo que o livro representou para mim, igual você disse da sua experiencia com personagens Gay, rs.
      bjs

      Excluir
  8. Oi, Je
    Eu já queria ler esse livro, e depois dessa resenha linda, mais ainda.
    Zélie parece ter uma história incrível.
    Fantasia mais mitologia é comigo mesmo!
    E ter essa representatividade é essencial!
    Vai pra lista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, Je
    Adorei o video! Esses motivos me fazem querer ler esse livro urgente.
    Quero assim como você a igualdade para pessoas negras ser representado nos livros.
    Vi uma entrevista que a editora Arqueiro fez com a Julia Quinn e fizeram uma pergunta bem interessante para ela sobre personagens negros, ela respondeu que ela não tem conhecimento no momento para descrever personagens negros. E agora lendo sua resenha eu pensei sobre isso.
    Mas torço para que autores possam escrever enredos, séries com personagens negros.
    Esse livro eu gostei muito porque a autora trouxe muito conhecimento sobre a cultura africana, a religião entre outros temas.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.