Revelando Sentimentos

Páginas

  • Início
  • Quem escreve
  • Livros
  • Filmes
  • Séries
  • Editoras
  • Política de parceria
  • Parceiros
  • Contato

31.10.21

Livro: 🎃Entrevista com o vampiro - A história de Cláudia


🎃 Indicação para o Halloween. 🎃

Você gosta de leituras temáticas de Halloween? Aquelas que você consegue se envolver juntamento com as emoções e te fazem sentir arrepios ou apenas aconchegantemente rápidas que dão aquele gostinho de quero mais? Pois bem, pegue seu chá de pumpkin spice, ou um cafezinho quentinho ou apenas sua bebida favorita e chegue mais para essa indicação super halloween vibes que combina com uma ótima noite chuvosa - e talvez, assustadoramente fria.

Boo! 👻


Entrevista com o vampiro: A história de Cláudia é um bela, porém, triste história de vampiro. Sim, essa foi uma bela adaptação meticulosamente ilustrada por Ashley Marie Witter, (a versão em graphic novel do livro de Anne Rice, a rainha dos vampiros) que reconta a história sob um ponto de vista inédito: o da vampira criança Cláudia, a imortal de 6 anos de idade, órfã e assassina, vítima e monstro, representada por Kirsten Dunst na versão cinematográfica. As ilustrações são extremamente lindas (um estilo mangá vintage em tons de sépia com borra de café, nada muito extremo ou pesado). Os respingos de sangue em vermelho contra a arte sépia ficaram impressionantes. O aspecto manchado das páginas e, em seguida, o aspecto queimado durante o incêndio, realmente contribuíram para o clima. São tantos detalhes em tudo. Louis e Lestat estão agradáveis ​​aos olhos, juntamente com a arte no geral, consigo apenas descrever como simplesmente adorável, e super halloween vibes.

Pórem, não posso dizer que essa HQ acrescentou alguma coisa à história ou me deu muitas dicas sobre a Claúdia que eu já não sabia, mas, curiosamente, me deu um pouco mais de percepção sobre Louis. Foi como se ver através do ponto de vista dela me permitisse ver coisas que eu não podia quando estava no ponto de vista de Louis, coisas que Louis não sabia ou não queria admitir sobre si mesmo, ou talvez apenas coisas que ele não explicou direito. Isso só mostra o quão bem a entrevista foi escrita, como tudo o que Louis disse foi manchado por seu preconceito e como eu realmente estava em sua cabeça enquanto lia. Fora que, do início ao fim, vivemos um turbilhão de emoções, ora animado ora deprimido ora temeroso. Foi uma experiência simplesmente artística e viciante.


Portanto, afirmo que essa leitura pode ser tanto isolada para aguçar o leitor a querer conhecer mais sobre Anne Rice e o universo vampiresco de Entrevista com o vampiro, ou uma complementação para os já leitores-fãs da autora. Espero que estejam tendo um ótimo Halloween com muitos doces - ou travessuras!


Titulo: Entrevista com o vampiro - A história de Cláudia
Autora: Anne Rice (arte e adaptação por Ashley Marie Witter)
Editora: Rocco
Páginas: 224
Ano: 2015
Compre: aqui
Leia mais
Postagem Giovanna Prates on 31.10.21 7
Compartilhe esse post
Labels:
Anne Rice, Giovanna, HQ, Livros, Resenhas, Rocco
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

30.10.21

Livro: Eu terei sumido na escuridão


Um livro para amantes de true crime: “Eu terei sumido na escuridão” é o livro que aborda o famoso serial killer conhecido como Golden State Killer, que violentou cinquenta pessoas no norte da Califórnia antes de ir para o sul, e lá matou dez pessoas. 

Mas em 1986 ele simplesmente sumiu, o que fez com que sua captura fosse evitada por trinta anos. Nesse período, Michelle McNamara, uma jornalista investigativa, se dedicou a encontrar o GSK (que foi quem o apelidou de Golden State Killer) mas acabou morrendo antes de descobrir sua identidade.

Assim, o livro foi finalizado por seus editores com ajuda de seu marido, e este é um detalhe que, apesar de triste, se for analisar bem, é algo que com certeza deixou esse livro único.


Sem dúvidas é um livro muito marcante, tanto pela história da jornalista que dedicou anos da sua vida para investigar e tentar desvendar a identidade do GSK, como também o fato de que aprendemos muito sobre o caso em si.

O livro também conta com introdução de Gillian Flynn, autora de “Garota Exemplar” e diversos livros de suspense. A edição, ainda que simples, conta com várias fotos, recortes de jornais e transcrições de entrevistas, o que fez da leitura muito imersiva.


Título: Eu terei sumido na escuridão (exemplar cedido pela editora)
Autora: Michelle McNamara
Páginas: 319
Editora: Vestígio
Ano: 2018
Compre: aqui
Leia mais
Postagem Luana Gobbo on 30.10.21 7
Compartilhe esse post
Labels:
Livros, Michelle McNamara, Não ficção, Resenhas, Vestígio
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

28.10.21

Entrevista: Gareth Hanrahan


Fala galera, vamos com mais uma entrevista, dessa vez com o autor de A Oração dos Miseráveis, espero que gostem.

1 - Olá, Mr. Hanrahan, poderia começar a entrevista falando um pouco mais sobre você para os leitores? Uma pequena apresentação.
R - Eu sou um escritor e designer de jogos que mora na Irlanda. Entrei na carreira de escritor em grande parte por acidente - estava trabalhando como freelancer escrevendo alguns jogos como um hobby, então, meu trabalho principal em TI evaporou quando a empresa foi reduzida, então pensei em continuar escrevendo até que minhas economias acabassem e eu tivesse que conseguir um emprego de verdade. Felizmente, continuo conseguindo desviar dessa bala.

2 - Quais foram/são suas inspirações para o livro e para começar a escrever?
R - Não houve apenas uma inspiração - é basicamente a intersecção de um monte de meus interesses e pequenas obsessões. Amo arqueologia industrial, alquimia estranha, pensar em divindades intrusivas e ativas, monstros, histórias de intriga em vários níveis, inventar cidades e tudo isso foi adicionado ao romance.

Quanto a realmente começar a escrever - estive trabalhando em jogos por muitos anos e queria tentar minha sorte na ficção. No entanto, como o romance não estava sob contrato, eu não podia me permitir gastar horas de trabalho nele, então escrevi muito dele no início da manhã.

3 - Você é programador de jogos de RPG certo? Isso teve alguma influência na sua escrita, principalmente em relação a construção do mundo e personagens?
R - Não sou um programador - embora eu tenha trabalhado um pouco para jogos de computador, 99% da minha escrita é para jogos de RPG de mesa com caneta e papel. Acho que há definitivamente uma grande influência, tanto em termos de elementos (os ghouls, por exemplo, são um empréstimo direto de Lovecraft, e eu o descobri através do rpg Call of Cthulhu; O nome de Aleena vem do antigo conjunto de D&D da caixa vermelha, e ela é efetivamente uma paladina) e as técnicas (construção de mundos e plotagem funcionam de maneiras muito semelhantes). Há outras habilidades que preciso desaprender ao alternar entre romances e jogos. A caracterização, por exemplo, funciona de maneira muito diferente nas duas mídias.

4 - Uma das minhas coisas preferidas no seu livro, são as criaturas presentes nele. De onde surgiu a inspiração para elas? Você tem alguma favorita? E podemos esperar novas criaturas nos próximos volumes?
R - Como eu disse, os ghouls e os Rastejantes são de origem lovecraftiana, embora obviamente eu os tenha adaptado para torná-los parte de uma cidade viva, em vez de apenas espreitar nas sombras. Monstros alquímicos como os Homens de Cera ou horrores como os Desfiadores - uma combinação de coisas que me assustam e tentam surgir como ameaças novas e distintas para meus pobres personagens. E sim, haverá novos monstros em volumes futuros. O livro 4 é parcialmente "trem blindado vs kaiju divino ..."

5 - Ouvi dizer que A Oração dos Miseráveis seria inicialmente um livro único, depois foi que acabou tomando proporções maiores. Essa informação procede? Pode nos dizer o que levou a expandir esse mundo incrível?
R - Eu o escrevi como um livro único com um final não completamente conclusivo e, logo em seguida, ele foi vendido como um contrato de dois livros com a possibilidade de mais. No momento, espero fazer uma série de cinco livros, mas muitas coisas estão nas mãos dos deuses da publicação - o segundo livro lançado pouco antes da pandemia não ajudou!

6 - Por enquanto, o primeiro volume foi o único livro lançado aqui. Então gostaria de saber, o que podemos esperar do segundo volume?
R - O segundo livro ocorre vários meses depois. Guerdon está começando a se recuperar dos eventos do A Oração, mas os tubarões estão circulando. Tem muito mais espionagem oculta e intriga, e menos facadas e fugas, pelo menos na primeira metade. O elenco de personagens muda um pouco - o ponto de vista principal é Eladora Thay, que era uma personagem secundária no primeiro livro. Ela agora está trabalhando para Effro Kelkin, um dos principais políticos da cidade. Ao mesmo tempo, outras facções chegam à cidade - agentes das grandes potências da Guerra dos Deuses… The Shadow Saint (ainda sem título aqui) começa um pouco mais lento do que A Oração, mas muito disso acaba deixando rastros de pólvora. A segunda metade é ... bem, muitas coisas explodem.

7 - Enquanto lia o livro, conseguia pensar em duas coisas, uma era ele sendo adaptado como uma animação, a outra, como um jogo de RPG. Você gostaria de ver seu livro ganhando vida em outras mídias?
R - Uma adaptação para RPG está definitivamente nos planos em algum momento. Eu adoraria ver outras adaptações, ou mesmo outras histórias do mundo. Muitos dos edifícios do livro são baseados em lugares aqui em Cork, Irlanda, então eu às vezes sonho com a locação de uma série de TV...

8 - Você está trabalhando em algum livro novo? Pode contar mais sobre seus futuros trabalhos?
R - Estou sempre trabalhando em alguma coisa. Os principais projetos de RPG em que estou envolvido incluem The Borellus Connection for Fall of DELTA GREEN (espiões americanos contra cultistas contrabandistas de heroína na década de 1960), The Paragon Blade (fantasia investigativa de um GM / um jogador) e material para a nova edição do RPG The One Ring, incluindo o tão aguardado guia para Moria. No lado da ficção, recentemente fiz algumas peças curtas para a Black Library e tenho dois romances em andamento no momento - o Livro 4 da série Black Iron Legacy e um projeto diferente e não anunciado.

9 - Para finalizar, poderia deixar uma mensagem para os seus leitores aqui do Brasil?
R - Espero que gostem do livro! É muito empolgante vê-lo traduzido para diferentes idiomas e alcançar novos leitores!
Leia mais
Postagem Fabio Pedreira on 28.10.21 14
Compartilhe esse post
Labels:
Entrevistas, Gareth Hanrahan
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

25.10.21

Livro: A biblioteca da meia-noite


Nora não quer mais viver. Ela chegou num ponto da sua vida em que tem muitos arrependimentos, e acredita piamente que sua vida não faz mais sentido. Entre um noivado fracassado, um irmão que não tem contato e um trabalho que não faz nenhum sentido para ela, ela decide terminar com a própria vida em uma noite sozinha em casa. Mas ao invés de morrer, ela vai para a Biblioteca da meia-noite, onde cada livro na estante é uma escolha que ela poderia ter feito, uma vida que poderia ter vivido. Mesmo não querendo, ela começa a tirar esses livros da prateleira e experimentar essas vidas e tudo que poderia ter feito.

Esse é um livro bem lento e contemplativo. Nora tem um livro inteiro só de arrependimentos, e a tristeza profunda em que está me tocou bastante. Ela sente muita falta do irmão, não tem um relacionamento que deu certo, e é a pessoa que deixou muitas oportunidades escaparem. E se tivesse se dedicado à natação? E se tivesse se dedicado à banda? E se tivesse casado e seguido o noivo para outro país? Cada livro vai mostrar para ela versões dela mesmo que tinha esquecido, e ela vai perceber aos poucos que as escolhas que deixou de fazer, eram escolhas do seu noivo, pai, irmão. Nada era dela.


Então, ela começa o processo mais doloroso e necessário: o de se conhecer. Quem é Nora? O que ela quer exatamente fazer com a vida? O que ela gosta? Quais expectativas alheias ela não vai mais cumprir? Saber dizer não para as pessoas que ama, saber pedir perdão, ter a coragem de seguir uma vida que não é o que os outros esperavam, mas é o que te faz feliz. Você conseguiria isso? É um livro que te faz pensar em tudo isso, em todas as pequenas belezas do nosso dia a dia que nos passam despercebidas.

Nora teve uma segunda chance, e o livro é basicamente sobre isso. Segundas chances que damos para nós mesmos. Todo mundo tem arrependimentos, e muito provavelmente não vive a vida dos sonhos. Mas ainda sim é uma vida e uma oportunidade para fazer o melhor possível com ela. Eu amo livros assim, sempre são meus favoritos. Em um determinado momento, achei que a história ficou repetitiva, que poderia ter sido mais rápida. Porém, continua sendo um livro maravilhoso, que recomendo bastante.

Título: A biblioteca da meia-noite
Autor: Matt Haig
Editora: Bertrand
Páginas: 308
Ano: 2021
Compre: aqui
Leia mais
Postagem Je Vasques on 25.10.21 7
Compartilhe esse post
Labels:
Bertrand Brasil, Drama, Jessica, Livros, Matt Haig, Record, Resenhas
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

22.10.21

Livro: O livro perdido


Dessa vez teremos uma resenha um pouco diferente, meu filho Biel tem 6 anos e está sendo alfabetizado, decidimos então trazer livros infantis e falar sobre a experiência dele de leitura e qual o nível de dificuldade para crianças em processo de alfabetização. Além, claro, de contar a opinião dessa mãe exigente que problematiza tudo.

O Livro Perdido conta a história de Lucas, um pequeno coelho que mora em uma cidade onde todos gostam de ler, menos ele. Na verdade ele não entende por que livros atraem tanto as pessoas, até que um dia ele encontra um livro perdido e sai em uma jornada em busca do dono do livro.

Assim que recebemos o livro Biel já se empolgou e começou a leitura (nem me esperou para ler a primeira vez) e não teve dificuldades na leitura e compreensão. A linguagem é simples e acessível, porém, diverte e traz variedade de vocabulário. Sobre o que achou da leitura seguem suas próprias palavras: "Eu achei legal porque tem um livro dentro do livro e os personagens são coelhos, quando ele encontra uma menina eles brincam muito e comem lanche juntos."


Quando penso em livros infantis me preocupo muito mais com a diversão e a forma como as situações são descritas (por esse motivo não lerei Monteiro Lobato para meus filhos, apesar dele ter feito parte da minha infância.). Essa historinha preenche todos os meus quesitos para um ótimo livro infantil, com uma história divertida e instigante, linguagem simples e valores de respeito e identificação com o próximo.
"Foi então que ele descobriu que o lado bom de se perder... É ser encontrado!"
Achei encantadora a forma como a autora mostra como os livros nos levam em jornadas incríveis e pode ser uma ponte de conexão com outras pessoas. E trazer a metalinguagem num livro infantil de forma tão lúdica traz um valor ainda maior (Biel não conhece esse termo ainda, porém, ele percebeu isso ao ler a história), por isso ele me ganhou como mãe e leitora assídua.


Título: O livro perdido (exemplar cedido pela editora)
Autora: Margarita Surnaite
Editora: Faro Editorial
Páginas: 36
Ano: 2021
Compre: aqui
Leia mais
Postagem Maiani on 22.10.21 10
Compartilhe esse post
Labels:
Faro Editorial, Infantil, Leia para crianças, Livros, Maiani, Resenhas
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

20.10.21

Livro: O homem da forca


Natalie Waite tem dezessete anos e só pensa em sair da casa dos pais. Seu sonho é conseguir a tão sonhada liberdade e o local onde ela acreditava que iria realizar seu desejo era a faculdade. Mas as coisas começam a acontecer de uma forma muito diferente do que Natalie esperava. Apesar de conseguir sair de casa, a garota começa a perceber que, na faculdade, as pessoas estão muito mais preocupadas com si mesmas do que conhecer quem está ao seu redor. Com isso, pensamentos vão surgindo na mente da jovem, que misturado com certos acontecimentos antes de sair de casa, pouco a pouco, vão deixando Natalie mais e mais depressiva.

Conversando no Instagram, me disseram que Assombração na casa da Colina - da mesma autora - era um livro que falava muito sobre depressão, mas acredito que, se tem uma obra, onde isso realmente ocorre é em O homem da forca.

A depressão é, na minha opinião, apenas o fator principal desse livro, mas ele também vai tratar de estupro, relacionamentos tóxicos, alcoolismo, adultério e outras coisas mais. Então, para os leitores sensíveis, fica aí o aviso prévio de gatilhos.

Vendo tudo isso, talvez alguém pense que é um livro muito pesado. Mas eu vou te dizer... depende do ponto de vista. Analisando os temas, realmente, é um livro denso, mas O homem da forca cai no mesmo problema - na minha opinião - da Assombração na casa da Colina, que é a escrita da Shirley Jackson.


Se alguém aqui já leu Uma casa no fundo de um lago - do autor de Caixa de pássaros - sabe como aquele livro é extremamente metafórico. Todo mundo que ler vai interpretar de uma forma completamente diferente. Só que, amando ou odiando o livro, é certo que a história é algo tranquilo de ler.

Com a Shirley Jackson não. A autora usa de diálogos sem sentidos e divagações extremamente longas para que o autor não saiba se aquilo ali tem algum propósito ou é parte da mente louca de algum personagem.

Nesse livro, os diálogos estavam até mais coerentes do que os da casa da colina, mas no fim da narrativa, ele passou a ser novamente uma mistura de conversas sem sentido que poucos vão conseguir analisar de forma coerente. E você fica sem saber "era fruto da imaginação, foi real, aquilo significava algo?".

A ideia é boa, mas na minha opinião (e tenho certeza que muitos críticos cheios de barbas brancas vão me cancelar) a execução não é das melhores. Pode ser pelo período que foi escrito? Pode, mas também pode ser que não.

O lado bom é que achei esse livro mais fácil de identificar suas metáforas do que o da Assombração na casa da Colina, porém, em contrapartida, achei ele muito mais tedioso.

Recomendo esse livro? Não pra todo mundo. Recomendaria tentar o da Assombração na casa da Colina primeiro. No caso desse, deixaria para quem está mais acostumado com uma leitura mais densa, clássicos reflexivos e curiosos de plantão.

Título: O homem da forca (exemplar cedido pela editora)
Autora: Shirley Jackson
Editora: Alfaguara
Páginas: 220
Ano: 2021 (Ano original 1951)
Compre: aqui
Leia mais
Postagem Fabio Pedreira on 20.10.21 14
Compartilhe esse post
Labels:
Alfaguara, Companhia das Letras, Fábio, Livros, Resenhas, Romance psicológico, Shirley Jackson, Suspense
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

18.10.21

Livro: A assombração da casa da colina


O Dr. Montague é um cientista que está querendo fazer alguns experimentos em relação ao sobrenatural. Para isso, ele resolve alugar uma antiga casa onde, segundo os relatos, manifestações fantasmagóricas costumam acontecer. Aqueles que ali se hospedam não passam muito tempo, acabam entregando a casa alegando certos problemas e logo indo embora.

Como ajudantes para anotar os casos sinistros que possam acontecer, o Dr. resolve convidar três jovens… Eleanor, uma jovem que perdeu a mãe e vive com sua irmã; Theodora, uma alma artística e sensitiva; e Luke, o herdeiro da mansão. Juntos, eles vão passar algumas noites na casa para analisar se os rumores são verdadeiros. Porém, com o tempo, o que começou como uma investigação divertida acaba se tornando algo preocupante, que pode acabar colocando em perigo a vida de seus integrantes. Será que tudo é real, será que tudo não passa de uma peça pregada pela mente humana? O que realmente acontece na casa da colina?

Essas são perguntas válidas, porque sinceramente acabei o livro e até agora estou aqui refletindo o que foi que eu li. Todo o livro parece ser trabalhado de uma forma surreal, onde você não sabe muito bem o que é real, loucura ou outra coisa qualquer. Os diálogos dos personagens são muito sem sentido, como se eles fantasiassem quem são. Um exemplo é que em vez de falar quem realmente é, o personagem se apresenta como algo tirado de um livro, uma princesa, ou um viajante, ou qualquer coisa do tipo.


Esses diálogos foram o que mais me incomodaram durante a leitura. Mas, ao mesmo tempo, o livro parece ser assim com um propósito. Ele parece ser algo metafórico, onde cada um vai ter sua própria experiência. O último livro onde li algo mais ou menos parecido foi em Uma casa no fundo de um lago, do autor de Caixa de Pássaros.

A autora deixa várias pistas durante a leitura do que pode estar acontecendo, mas, no fim, eu só terminei com duas certezas: a primeira sobre o fim de uma personagem e a segunda que a Shirley Jackson deixa nas entrelinhas que Eleanor e Theodora tinham um caso.

Eu terminei o livro e criei minha própria teoria e tenho certeza que se você lê vai ter a sua bem diferente em alguns aspectos. Mas vá sabendo que você pode muito bem amar o livro, como detestar. Para você que não gosta de terror, não se preocupe, esse livro está mais para um thriller psicológico, apesar de ter sim umas 2 ou 3 cenas mais tensas.

Não foi um livro que achei ruim, mas também não achei bom. No mundo das estrelas ele seria um livro que receberia 3 estrelas de 5. É aquele livro que vale a pena ler, por sua história, seus mistérios e por ser um clássico, mas que tem seus poréns. Em compensação, ele também possui uma série na Netflix. Vou começar a ver agora e acho que vou gostar mais do que do livro. Veremos.

Até a próxima.

Título: A assombração da casa da colina (exemplar cedido pela editora)
Autora: Shirley Jackson
Editora: Alfaguara
Páginas: 200
Ano: 2021 (Ano original 1959)
Compre: aqui
Leia mais
Postagem Fabio Pedreira on 18.10.21 17
Compartilhe esse post
Labels:
Alfaguara, Companhia das Letras, Fábio, Livros, Resenhas, Romance psicológico, Shirley Jackson, Suspense, Terror
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

16.10.21

Livro: Calamidade


Chegamos ao último livro da trilogia dos executores, depois da forma que terminou o segundo eu estava pensativa de como o autor ia fechar essa história.

Bom, aqui nós vamos para outra cidade, assim como no livro anterior. Dessa vez a cidade nova chama-se Ildithia, e é feita de sal. Mais uma vez Sanderson é impecável na construção de mundo, a cidade é muito legal e diferente. As construções são feitas de sal, e por isso nada é garantido. Elas se desfazem todos os dias e a cidade está sempre em mudança. As pessoas moram em um prédio que dura uma semana, e depois precisam ir se mudando e acompanhando a rotatividade da cidade se desfazendo e se refazendo constantemente.

O foco desse livro, para mim, seria calamidade. O que é calamidade? O ponto vermelho no céu que chegou de repente transformando as pessoas em épicos? Eu pensei que focaríamos muito nisso, mas não é o caso. Depois que perdemos um personagem no último livro, a principal tarefa dos executores é tentar trazer outro personagem de volta. Eu gosto das perguntas levantadas aqui, mas essa não era a história que eu imaginava.


Esse é o livro que mais nos perguntamos sobre os épicos, se eles são realmente ruins, corrompidos. Megan tem um papel grande nisso, foi muito importante o desenvolvimento dessa personagem. David agora é o líder dos executores, e não consegue desistir e aceitar o que aconteceu, levando o grupo todo nessa nova missão. Aqui eles são de fato um casal e David continua tão bobo que nem me irritou mais, já faz parte do personagem.

O livro se perdeu um pouco para mim aí, ele poderia ter levantado as questões morais de outra forma, eu queria saber mais sobre Calamidade e isso é feito de forma corrida nas ultimas páginas do livro. Apesar de ter um plot twist muito incrível no final, eu queria saber mais do que foi contado. É uma história cheia de ação, acho que mais do que os dois livros anteriores, com outros mundos, armas novas, e claro, novos épicos.

Eu nunca li nada do Sanderson e permaneço assim. Esperava mais, mas dentro do que o autor se propôs desde o começo, fechou muito bem. Eu acho essa uma ótima trilogia para começar a ler fantasia, e fiquei feliz de finalizá-la.


Título: Calamidade
Série: Os Executores #3
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Aleph
Páginas: 382
Ano: 2018
Compre: aqui
Leia mais
Postagem Je Vasques on 16.10.21 9
Compartilhe esse post
Labels:
Aleph, Brandon Sanderson, Fantasia, Ficção Científica, Jessica, Livros, Resenhas, Scifi
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

14.10.21

Sessão da TARDIS: The Witcher - The Nightmare of the Wolf


A não ser que você seja novo aqui no blog, ou viva no mundo da lua, sabe que uma das minhas paixões literárias é The Witcher. Gosto bastante da história do Geralt (também conhecido como Geraldão), seja nos livros ou no videogame. O universo criado pelo autor é fantástico. Então é claro que eu não iria deixar de ver essa adaptação criada pela Netflix.

A diferença é que aqui, em vez de termos Geralt como protagonista, nós iremos acompanhar Vasemir, o bruxo responsável pelo treinamento de Geralt. No filme, Vasemir ainda está em seu auge, e a história alterna entre o passado e o presente. Alguns monstros parecem estar sofrendo mutações estranhas. De um lado, uma feiticeira acusa os bruxos de serem os responsáveis por criarem tais criaturas para poder ter lucro; do outro, o bruxo nega, sem saber o que pode está acontecendo.

Além de toda a caçada pelos monstros, vamos conhecer um pouco mais do "velho" professor do Geralt. Vamos notar que, quando mais novo, ele era ainda alguém bem fanfarrão, mulherengo e que se importava mais com o dinheiro e fama do que qualquer outra coisa.


Mas a mitologia por trás de Vasemir não é a única coisa explorada no filme. Todo esse embate entre bruxos e feiticeiros também acabam resultando na história de como Kaer Mohen passou de lar dos bruxos para uma fortaleza em ruínas. Tudo isso é feito em uma animação muito bem desenhada, com lutas espetaculares e uma história incrível. Como se não bastasse, o final é digno de tirar algumas lágrimas ou pelo menos emocionar alguns.

The Witcher - The Nightmare of the Wolf (ou A lenda do Lobo, como traduziram) é uma ótima animação, que além de animar os fãs da série e dos jogos, pode aplacar um pouco a ansiedade de quem espera pela segunda temporada do seriado.

Recomendo demais.

E você? Já viu, leu ou jogou algo do Bruxão?

Criador: Beau DeMayo
País de origem: EUA
Distribuição: Netflix
Sessão da TARDIS. O título faz referência à “TARDIS”, cabine telefônica e nave do Doutor na série Doctor Who. Nada mais justo do que uma junção de uma série clássica e aclamadíssima para nossas tardes aqui indicando séries que gostamos, não é mesmo?!
Leia mais
Postagem Fabio Pedreira on 14.10.21 20
Compartilhe esse post
Labels:
Fábio, Filmes, Netflix, Resenhas, Sessão da TARDIS, The Witcher
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

11.10.21

Livro: Foundryside


Sabe quando você termina um livro e sabe que ele foi o melhor do ano? Que vai precisar de muito para bater essa leitura? Esse foi o caso de Foundryside para mim. Essa é uma história de fantasia com ficção científica. Tudo nesse mundo foi novo e original para mim, e isso já um ponto muito grande, pois é difícil ler coisas tão diferentes assim.

Nesse mundo, tudo é inscrito, a base de toda a sociedade vem dessa magia chamada inscrições. Tudo que você pode imaginar funciona com essa magia, da luz que existe em algumas casas até as carroças funcionando. Não existem cavalos levando essas carroças, existe essa inscrições que são palavras dotadas de magia, falando de uma forma bem simples, que ensinam o que aquele objeto deve fazer.

Então essa carroça teve as rodas inscritas para entenderem o sentido e a velocidade que precisam girar. O prédio, que tem sua base de madeira podre e que poderia cair a qualquer momento, teve essas madeiras inscritas para acreditarem que na verdade não estão podres e não vão cair pois estão, na verdade, em ótimo estado. O portão está inscrito para abrir somente com uma chave ou em um determinado horário. E assim como tudo.


Sancia é nossa protagonista, e ela é uma ladra. Mas não uma ladra qualquer, ela é a melhor no que ela faz, pois tem um poder que lhe dá uma vantagem considerável. Sancia consegue escutar inscrições. Ela consegue tocar em uma parede e a parede lhe conta como foi construída, quais as lembranças que ela tem. Também lhe conta quais são seus pontos fracos, por onde uma ladra pode entrar, e quem está naquela construção. Quantas pessoas estão ocupando aquele espaço?

Sancia usa essa habilidade para sobreviver em uma sociedade completamente desigual. Ela vive na periferia, pois não teve sorte de fazer parte de uma casa fundadora. Existem quatro, e elas detêm todo o poder das inscrições. Essas quatro casas vivem em bairros murados chamados Campos, onde existe comida, água e vida decente. Quem tem contatos, dinheiro e oportunidades, mora dentro de algum Campo. Mas quem não tem, como Sancia, precisa se virar como possível.

A vida de Sancia está prestes a mudar quando ela aceita o maior trabalho que já fez. A fortuna que vai receber por ele vai mudar sua vida, e conseguir com que ela faça a cirurgia que vai tirar dela o poder de ouvir inscrições. Ela está exausta, não consegue tocar em nada com a mão descoberta pois escuta tudo, e só quer que isso termine. Só que algumas coisas dão errado e ela se vê fugindo junto com um amigo e prestes a descobrir que as inscrições são muito mais do que ela imaginava.


É muito difícil falar desse livro, achei difícil no meu vlog e é mais difícil ainda escrevendo. Mas acreditem em mim quando digo que não falei nem a metade do que esse livro é. O quão grande é a história, o quanto de regras ela tem, o quanto ela cresce. Sancia é incrível, corajosa, desconfiada, inteligente. Eu amo com todo coração o Clave também, mas vou deixar para vocês saberem dele lendo o livro. Eu amo escutar ele falando sobre si, sobre seu passado, e com as inscrições. As inscrições são o ponto alto e principal do livro, entender como elas funcionam, como contorná-las, é muito legal.

Todos os personagens secundários são bem construídos, eles são apresentados de uma forma e seguem nela até o fim. Um das coisas que mais gostei é que tudo dá errado, eles fazem planos e são frustrados, algo acontece, eles precisam improvisar. Nada sai como planejado e o final é sensacional, deixando uma ponta enorme para o próximo. Tem muita coisa que a gente não sabe, muita coisa para descobrir sobre as inscrições e sobre quem criou elas. Muita coisa para a Sancia fazer, coisas para ela descobrir sobre si mesma. O livro não para um minuto, tem muita ação, muita magia, muita coisa para entender, um mundo enorme com muitos desdobramentos para vir.

Sancia também é uma protagonista não branca, assim como vários outros personagens na história. E também é LGBTQIA+. Essas são pequenas coisas que só deixam a história maior para mim. Foi um livro perfeito de capa a capa, desde escrita, até mundo, personagens, e tudo mais. Recomendo e estou ansiosa para o segundo volume.

Título: Foundryside - Às Margens da Fundição
Série: Os Fundadores #1
Autor: Robert Jackson Bennett
Editora: Morro Branco
Páginas: 640
Ano: 2021
Compre: aqui
Leia mais
Postagem Je Vasques on 11.10.21 9
Compartilhe esse post
Labels:
Fantasia, Jessica, Livros, Morro Branco, Resenhas, Robert Jackson Bennett, Scifi
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

8.10.21

Livro: Tormenta de Fogo


Esse é segundo livro da série os executores, o primeiro tem resenha aqui.

David finalmente conseguiu o que queria. No final do primeiro livro, os executores finalizaram seu plano ousado e destituíram do poder um dos épicos mais poderosos de todos, terminando com um reinado de mais de dez anos de medo e opressão. Só que junto com isso, David descobriu algo que mudou sua visão dos épicos: Tormenta de fogo é muito mais do que ele imaginava, e ele começa a se questionar sobre tudo que sabia.

Esse livro tem a mesma estrutura do primeiro, o ponto de mudança principal é a cidade. Aqui estamos em Babilar, e essa é a parte mais legal do livro. Babilar é muito interessante e essa é a primeira vez que saímos para outra cidade na história. Babilar é uma cidade aquática, digamos assim, o épico que a comanda tem o poder de manipular a água, então ele simplesmente afundou a cidade toda e as pessoas vivem nos telhados dos prédios e últimos andares e, claro, só andam de barcos.

Conhecer outros épicos também foi bem legal, Realeza, que é a épica dona da cidade, tem um plano muito maior do que imaginamos à primeira vista, o que leva nossos protagonistas para uma luta muito importante e que muda muitas coisas dentro da história. O final desse livro abre uma porta importante para o próximo. Como sempre, Sanderson sabe criar tensões e explicar sobre a fantasia e a ficção científica muito bem. Eles encontram uma nova arma nesse livro, já que Babilar está inundada, essa arma precisa se adaptar à luta na água, e ele explica sobre tudo de uma forma muito clara e interessante, ele é sempre ótimo nisso.


David e sua equipe estão mais entrosados, e isso também é legal de se ver, até porque aqui vamos perder algumas pessoas e outras novas irão chegar. David e seu amor do primeiro livro acabam sendo decisivos nesse aqui, o que achei engraçado e bem romântico da parte do autor. Esse aqui tem muito menos romance e David pensando no decote da menina, um ponto bem positivo.

Gostei tanto quanto o primeiro livro, Tormenta de fogo é um épico muito interessante e dá nome ao livro porque, sem dúvida, é importante. Gostei das perdas, algumas essenciais, porque isso torna tudo mais real, não é possível que eles ganhem sempre. É triste, mas também deixa mais interessante a história. Os segundos volumes de uma trilogia geralmente são chatos e sem nada para acrescentar, mas não é o caso desse, que valeu super a pena para mim.

Título: Tormenta de Fogo
Série: Os Executores #2
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Aleph
Páginas: 376
Ano: 2017
Compre: aqui
Leia mais
Postagem Je Vasques on 8.10.21 9
Compartilhe esse post
Labels:
Aleph, Brandon Sanderson, Fantasia, Ficção Científica, Jessica, Livros, Resenhas, Scifi
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

6.10.21

Livro: Fantasmas

"Eu sei quem você é e sei o que você fez."
Victoria retorna a capital e descobre, após o desaparecimento de uma garota, que muitos eventos sinistros e sobrenaturais começaram a acontecer. Curiosa, ela começa a investigar o caso, pois sente que existe um segredo misterioso e um tanto peculiar ali, que simplesmente não dá para ignorar...
"A cortina encerrou a peça com a treva mais negra e a certeza de que não haveria aplausos. A escuridão vencera."
Para começar Outubro na vibe do Halloween...


Fantasmas definitivamente faz jus ao seu nome. Não só por suas aparições fantasmagóricas, mas também, pelo medo e aflição que a escrita causa (já digo para tomar cuidado se for ler à noite, pode causar arrepios). Sim, a escrita é simplesmente viciante e o autor, Tiago Toy, utiliza uma narração simples, mas intensa. O leitor consegue pressentir e vivenciar cada passo de seus personagens, e cada escolha. Escolhas essas que fazem qualquer um duvidar se é real ou não. Senti uma experiência única, quase como se estivesse sido teletransportada para 1989, com polaroids e ioiôs - e o machismo estampado, claro.

Toy criou personagens extraordinários, com personalidades marcantes, cada qual com sua originalidade e independência, e seus segredos e passados sombrios. Observamos que tudo ao redor é firmado de bastante bagagem cultural (nacional) - o que particularmente amo. Toda ambientação é bem pensada e tem significado, com elementos únicos e várias referencias.
"Além dos dêmonios que nascem da nossa culpa, que só nós enxergamos e que estarão conosco mesmo depois que nossa carne estiver apodrecendo sob a terra, sendo devorada por vermes e tornando-se adubo, estamos todos sozinhos com as consequências de nossas escolhas."

Devo dizer que foi uma leitura rápida, que prendeu minha curiosidade e me causou arrepios. Cada capítulo traz uma pista ao leitor - juntamente com um mini-ataque cardíaco. E o final... bom, deixo para vocês surtarem.

Essa foi minha primeira leitura completa do autor. Apesar de ter conhecido ele pessoalmente, e lido um trecho na edição de Vozes de Joelma, não tinha tido a chance de ler algo inteiramente dele ainda e agora apenas consigo me arrepender do tempo que perd. Necessito conhecer outras obras e mergulhar novamente em uma trama super bem elaborada e tenebrosa como essa.

*altamente recomendado para fãs de suspense com uma pitada de terror*

Titulo: Fantasmas (edição cedida pela editora)
Autora: Tiago Toy
Editora: Faro Editorial
Páginas: 272
Ano: 2021
Compre: aqui
Leia mais
Postagem Giovanna Prates on 6.10.21 9
Compartilhe esse post
Labels:
Faro Editorial, Giovanna, Livros, Mês do terror, Resenhas, Suspense, Terror, Tiago Toy
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

4.10.21

Livro: Palavras interrompidas

“Ficar olhando o mar assim faz a gente perceber o quanto somos frágeis diante de uma força tão grande.”
“Palavras interrompidas” é o último livro lançado pelo Marcos DeBrito. Quando li a sinopse eu fiquei bem curiosa para saber como seria a história.

Tudo começa com o corpo de uma jovem encontrado na praia. Carlos, pai de Fernanda, é chamado para identificar. É a sua filha, mas ele não a reconhece. Os cabelos tingidos de preto e a estranha tatuagem no ombro mostram que Fernanda não se parecia com a menina alegre de quem ele se lembrava.

O pai da jovem nota que há marcas no corpo dela, o que denota indícios de violência. Porém, ela nunca havia comentado com Carlos que tivesse um relacionamento com alguém. Por que fizeram isso com ela? Em luto, ele começa a buscar o culpado por tudo aquilo: as agressões, o assassinato – teriam sido as mesmas pessoas? Quem faria uma maldade com alguém tão boa?

No meio dessa cadeia de intrigas, nosso personagem encontra uma enigmática figura que promete ajudá-lo, no entanto, para isso, ele precisará fazer algo em troca. O que um pai é capaz de fazer para descobrir a verdade? Errar, culpar, matar outras pessoas?
“Tentar salvar uma alma que ambiciona a condenação é a mesma coisa que regar uma pedra e esperar que dela nasça algum fruto.”

É difícil iniciar essa leitura e não finalizar até ter todas respostas. Claro que o desfecho da história é palpável e digno de acerto, como aconteceu comigo e com algumas pessoas que conversei – isso não vai tirar a graça da sua experiência.

Os personagens foram bem feitos, contudo, não senti carisma por nenhum deles. Aliás, gostei muito da Fernanda e acredito que várias pessoas passem pelos problemas que ela enfrentou, mas não é uma personagem que aparece efetivamente, com falas, já que desde o início ela está morta – e isso não é spoiler.

A edição da Faro, como sempre, é completa. Com uma diagramação confortável, as páginas são amareladas e conta com folhas em verdes-azuladas repletas de ilustrações. O livro é curtinho e dá pra ler numa sentada. Se você não está acostumado com o gênero, é uma leitura que vai te deixar satisfeito. Porém, deixo o alerta aqui, pois o livro contém gatilhos referentes à saúde mental.

Uma curiosidade: teremos um filme baseado no livro.

Título: Palavras interrompidas (exemplar cedido pela editora)
Autor: Marcos DeBrito
Editora: Faro Editorial
Páginas: 144
Ano: 2021
Compre: aqui
Leia mais
Postagem Naty Araújo on 4.10.21 16
Compartilhe esse post
Labels:
Faro Editorial, Livros, Marcos deBrito, Mês do terror, Natalia, Resenhas, Romance psicológico, Suspense
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas

2.10.21

Comentário premiado de outubro


Olá, leitores. Tudo bem?

Hoje sai o resultado do comentário premiado setembro e inicia o do mês de outubro, nosso mês temático do terror. 

Preparamos um livro especial, já que a série baseada nela está disponível na Netflix, "O Homem das Castanhas". Você pode adquirir a obra para ler antes (ou depois, como você preferir). O importante é saber que, caso você não goste do gênero suspense, poderá adquirir outro livro, tá? Basta dizer nos comentários o seu gênero preferido e mandaremos um livro surpresa. 

Ou seja: este mês o vencedor levará para casa o livro "As sombras de outubro" ou um livro surpresa. Não esqueça de avisar qual dos dois você prefere. Se preferir o livro surpresa, deixe nos comentários o seu gênero preferido.

Regras: 
1 – Ter um endereço de entrega no Brasil (não necessariamente precisa residir, apenas ter um contato  de alguém que possa receber o prêmio); 

2 – Comentar que está participando e dizer qual duas opções você deseja ganhar e informar o seu e-mail que entrará em contato conosco, caso seja o vencedor (fazemos isso para conferirmos e não haver fraudes); 

3 – Seguir o Blog em alguma plataforma, seja Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social que tenha nos ícones no canto direito do site; 

4 – Comentar em alguma postagem do mês e deixar o nome (ou o link) no comentário abaixo. Atenção! O comentário deve ser numa postagem do mês atual, não vale meses anteriores. 

Obs: Não é necessário comentar em todas as postagens. Porém, quanto mais comentários vocês fizerem nas postagens do mês, mais entradas vocês terão aqui e mais chances terão de ganhar. Lembre-se de colocar os comentários separados, assim vocês ganham mais pontos. Não entendeu? Vou explicar melhor. 

A cada comentário, as chances aumentarão quando você postar aqui. Quando você qual livro deseja, deixe um comentário. Comentou na resenha? Então coloque o nome da resenha comentada aqui nesta postagem. Entenderam? Se no mês tivemos 20 postagens e você comentou em todas, você terá 20 entradas e mais a sua inscrição. Ou seja, será bem maior do que aquela pessoa que apenas comentou em 5 postagens. 

Ao final, será sorteado um número referente a quantidade de comentários na postagem, o número escolhido será o vencedor. Lembrando que comentários com dúvidas ou coisas não relacionadas às chances (obrigatórias e extras) não serão consideradas. 

Exemplos: 
O que vale: comentários do mês atual, resenhas, colunas, desde que sejam coerentes e que digam respeito ao conteúdo. Comentários genéricos não serão válidos, emoticons. O Blog repugna qualquer tipo de plágio. Portanto, não copiem comentários dos amigos, avaliações do Skoob, da Amazon. Caso aconteça, será imediatamente desclassificado e não poderá participar dos próximos sorteios. Além disso, faremos uma nota de repúdio em nossas redes sociais informando essa atitude. Já aconteceu com vários Blogs e nós fazemos campanha para que isso não volte a acontecer. 

Até quando: os comentários serão aceitos até dia 31 de outubro de 2021, às 23h59, e o resultado sairá junto com o “Comentário premiado” do mês seguinte. O vencedor deverá entrar em contato com o Blog até 48h posterior à data do resultado através do e-mail natalia.araujo@live.com 

Lembrando que: este sorteio é de caráter recreativo/cultural, conforme item II do artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/71 e dispensa autorização do Ministério da Fazenda e da Justiça, não está vinculada à compra e/ou aquisição de produtos e serviços e a participação é gratuita. 

Envio: o prêmio será enviado em até 40 dias úteis pelo Blog. Porém, caso seja enviado pela editora, esse prazo poderá ser estendido.

Dúvidas? É só perguntar. 

***********

RESULTADO DO COMENTÁRIO PREMIADO DE SETEMBRO





Para consultar o link do sorteio e saber a hora exata que foi realizado, clique aqui.

Parabéns, Bruna!

O vencedor precisa enviar um e-mail para natalia.araujo@live.com com seus dados em até 48h. Lembrando que pedimos para nos informar o e-mail para checar o endereço e evitar que outra pessoa se passe pelo ganhador.
Leia mais
Postagem Naty Araújo on 2.10.21 129
Compartilhe esse post
Labels:
Comentário Premiado, Mês do terror, Resultado do sorteio, Sorteios
Postagens mais recentes
Postagens mais antigas
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Procure aqui

Translate

Sobre nós

O Blog foi criado em fevereiro de 2007. Aqui você encontrará resenhas de livros, filmes e séries, muitos sorteios e novidades no mundo literário. Delicie-se! Pegue um livro, puxe a cadeira e vamos tomar um café juntos!

Colunas

  • 5 motivos
  • Desvendando
  • Devaneando
  • Dicas
  • Entrevistas
  • Festival de Natal
  • Para quem gostou de...
  • Para quem não gosta de...
  • Quotes
  • Resenhas
  • Sessão da TARDIS
  • Sorteios

Arquivos

Sorteio ativo


Editoras parceiras


Ver mais editoras parceiras

    Alfaguara
    Cia das Letras
    Cia das Letrinhas
    Faro Editorial
    GP Autêntica
    Objetiva

Paralela
Seguinte
Suma
Vestígio
Zahar

Para mais editoras, clique aqui
Tecnologia do Blogger.
Ⓒ 2018 Revelando Sentimentos. Design created with by: Brand & Blogger. All rights reserved.